"É o mais velho contando uma história, ou um mais novo que teve uma experiência que pode compartilhar com o coletivo que ele pertence e isso vai integrando um sentido da vida, enriquecendo a experiência da vida de cada sujeito, mas constituindo um sujeito coletivo."
entrevista com Ailton Krenak - A Potência do Sujeito Coletivo
por Jailson de Souza e Silva
Periferias 1 | o paradigma da potência
| BRASIL |
“Quando falamos sobre raça, racismo, território e instituições, devemos nos posicionar da maneira certa e não habitar o vácuo de nossas próprias experiências.”
ensaio: Solidariedade Bla(c)k e indígena - Questionando colonialismo e antirracismo
por Michelle Mashuro
periferias 6 | raça, racismo, território e instituições
| ZIMBÁBUE | AUSTRÁLIA |
"É importante pensarmos que o multiterritório que é o corpo desses meninos negros atua em um substrato espacial onde se constrói uma série de objetos e outras tantas relações de poder..."
artigo: Quem tem medo do menino negro vivo, educado e livre?
por Osmar Paulino
Periferias 7 | desaprisionar o cárcere
| BRASIL |
“Os sentimentos que haviam sido até então ignorados sistematicamente passam, então, a ser acolhidos em contexto escolar público. Não se trata de uma pedagogia passiva, que busque simplificar as coisas. Não se trata de dar as mãos simplesmente, mas de usá-las.”
A pedagogia da paz. Sentimentos como metodologia educacional de resistência.
Por Mariana Costa
periferias 4 | escola pública: potências e desafios
| COLÔMBIA |
Um ditado para tempos difíceis diz mais ou menos assim: "o corajoso talvez não seja capaz de viver para sempre, mas o cauteloso nem chega a viver."
ensaio fotográfico: Ilhas em desaparecimento. Histórias de apagamentos e resistências.
por Joyona Medhi | Fotografia de Abhishek Basu
Periferias 5 | saúde pública, ambiental e democrática
| Índia |
“Quando te tiram um filho, chegam um dia e te dizem que hoje é o dia e levam ele, e chega o Sename1 (...) e tchau, você o viu pela última vez e volta para o quarto” (Marjorie, 32 anos, Valparaíso).
narrativas: Maternar na prisão. Experiências de mães, ex-privadas de liberdade em Valparaíso, Chile, e o trabalho com ações reparadoras a partir das artes.
por Vania Gallardo López e Eva Lineros Vega
periferias 7 | desaprisionar o cárcere
| CHILE |
"É o mais velho contando uma história, ou um mais novo que teve uma experiência que pode compartilhar com o coletivo que ele pertence e isso vai integrando um sentido da vida, enriquecendo a experiência da vida de cada sujeito, mas constituindo um sujeito coletivo."
entrevista com Ailton Krenak - A Potência do Sujeito Coletivo
por Jailson de Souza e Silva
Periferias 1 | o paradigma da potência
| BRASIL |
“Quando falamos sobre raça, racismo, território e instituições, devemos nos posicionar da maneira certa e não habitar o vácuo de nossas próprias experiências.”
ensaio Solidariedade Bla(c)k e indígena - Questionando colonialismo e antirracismo
por Michelle Mashuro
periferias 6 | raça, racismo, território e instituições
| ZIMBÁBUE | AUSTRÁLIA |
"É importante pensarmos que o multiterritório que é o corpo desses meninos negros atua em um substrato espacial onde se constrói uma série de objetos e outras tantas relações de poder..."
artigo: Quem tem medo do menino negro vivo, educado e livre?
por Osmar Paulino
Periferias 7 | desaprisionar o cárcere
| BRASIL |
“Os sentimentos que haviam sido até então ignorados sistematicamente passam, então, a ser acolhidos em contexto escolar público. Não se trata de uma pedagogia passiva, que busque simplificar as coisas. Não se trata de dar as mãos simplesmente, mas de usá-las.”
A pedagogia da paz. Sentimentos como metodologia educacional de resistência.
Por Mariana Costa
periferias 4 | escola pública: potências e desafios
| COLÔMBIA |
Um ditado para tempos difíceis diz mais ou menos assim: "o corajoso talvez não seja capaz de viver para sempre, mas o cauteloso nem chega a viver."
ensaio fotográfico: Ilhas em desaparecimento. Histórias de apagamentos e resistências.
por Joyona Medhi | Fotografia de Abhishek Basu
Periferias 5 | saúde pública, ambiental e democrática
| Índia |
“Quando te tiram um filho, chegam um dia e te dizem que hoje é o dia e levam ele, e chega o Sename1 (...) e tchau, você o viu pela última vez e volta para o quarto” (Marjorie, 32 anos, Valparaíso).
narrativas: Maternar na prisão. Experiências de mães, ex-privadas de liberdade em Valparaíso, Chile, e o trabalho com ações reparadoras a partir das artes.
por Vania Gallardo López e Eva Lineros Vega
periferias 7 | desaprisionar o cárcere
| CHILE |
"Um projeto para uma família negra, exclusivamente de mulheres, tem tudo para ser um projeto de submissão e subserviência. Mas o projeto da minha mãe não foi esse, mas, sim, o de transformar nossas vidas a partir da educação."
Ler entrevista |
“A despeito de, na letra, o sistema prisional ter uma função ressocializadora, o senso comum, os costumes e as dinâmicas sociais cotidianas executam uma política de vingança”
por Mario René Rodríguez Torres e Cristiane Checchia
periferias 7 | desaprisionar o cárcere
| BRASIL |Ler entrevista |
"O apartheid alimentar não se trata apenas de não ter boa comida, mas da desconexão da comida ancestral e das terras ancestrais"
Ler entrevista |
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“As famílias estão indignadas, e pedimos calma, mas nunca se pede calma ao ministério público, nunca se pede calma à polícia. Comecei a optar pela rebeldia deles, por entendê-los, entendê-las e fazer emergir uma coisa nova dessa rebeldia. É daí que surge a criatividade dos movimentos sociais: da rebeldia, da indignação...”
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