As inscrições para o curso livre: “Quilombismo e aquilombamentos: perspectivas em História da África e Afro-brasileira” já começaram! O 1° módulo e a aula inaugural será dia 15 de junho. A formação vai ter certificado!
O curso oferece uma reflexão sobre conceitos de quilombismo, território, racismos, cidade, quilombos urbanos, diáspora e suas relações com o cotidiano escolar e o desenvolvimento de práticas pedagógicas e educacionais antirracistas. As aulas serão desenvolvidas a partir do conceito de quilombismo trabalhado pelo intelectual Abdias Nascimento.
O Curso é uma parceria entre UNIperiferias e Redes de Desenvolvimento da Maré. Corre que só tem 30 vagas!
Infos
Público – alvo: Professoras/es de educação básica, estudantes de pedagogia, militantes e ativistas de movimentos sociais e pessoas que se interessam por temas como território, racismo, quilombos urbanos e diásporas!
Aulas presenciais aos sábados – 09h às 13h
Carga horária: 32 horas
Local: UNIperiferias – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré – RJ
Link para inscrição: http://twixar.me/zjWn
Biografia dos docentes
Sônia Santos
Doutora e professora adjunta da UERJ e do programa de Pós-graduação na FEBF-UERJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ. Tem pós doutorado em Raça, Gênero e Política Pública pela University of Minnesota. É PhD em Antropologia social com especialização em Diáspora Africana e mestre em sociologia pela UFRJ.
Antônia Lana Alencastre Ceva
Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio. Autora do livro “Mulheres no poder: Trajetórias na política a partir da luta das sufragistas do Brasil” e colaboradora do projeto Memória Lélia Gonzalez, uma parceria da REDEH e FBB.
Katiuscia Ribeiro
Doutoranda em Filosofia no programa de pós-graduação de Filosofia da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Filosofia Africana Geru Maã/UFRJ.
André Gomes
Doutorando em Ciências sociais pela PUC-Rio. Mestre em Política social pela UFF. Professor de sociologia no Ensino Médio e pesquisador no NAVE e no Colégio Estadual João Borges de Moraes. Desenvolveu atividade como pesquisador de Educação Básica no IMJA sobre Raça e Gênero em escolas públicas do Rio de Janeiro.
Renato Nogueira
Doutor em Filosofia, professor adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade, do Programa de pós-graduação em Filosofia da UFRRJ. Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO).